15
Posted April 19, 2013 by Fabiana Ferlin in Artigos
 
 

Governo canadense divulga a lista de profissões para o programa Federal Skilled Worker

federal_skilled_worker

O governo canadense acaba de divulgar as 24 profissões aceitas no programa de imigração Federal Skilled Worker, que será reaberto no dia 4 de maio. E quem possui um diploma de engenharia tem boas chances de se enquadrar no novo processo, já que oito das ocupações listadas são dessa área.

Outra novidade foi a divulgação das quatro organizações designadas para realizar as avaliações independentes das credenciais educacionais, o que agora é uma exigência para os candidatos que estudaram fora do Canadá. Segundo o governo, estas avaliações, que devem ser feitas antes da apresentação do pedido de visto, vão ajudar os recém-chegados a se inserirem no mercado de trabalho canadense mais rapidamente.

Alguns outros elementos também afetam o processo:

- Há um limite máximo de 5.000 novos pedidos (em todo o mundo) para todas as profissões elegíveis, incluindo um sub-limite de 300 novos pedidos para cada ocupação elegível;

- Os candidatos devem comprovar que atendem a nota mínima 7 no Canadian Language Benchmark em todas as quatro áreas de habilidades linguísticas: fala, leitura, escrita e compreensão oral.

“Como resultado das ações tomadas pelo governo para lidar com os enormes atrasos e a longa espera, os pedidos para o Federal Skilled Worker serão processados em cerca de um ano”, disse o ministro de Cidadania, Imigração e Multiculturalismo, Kenney. “Não seremos capazes de manter a competitividade e atrair os imigrantes qualificados que precisamos se permitirmos que os atrasos cresçam novamente. É por isso que estamos reduzindo o número de pedidos aceitos e nos concentrando em profissões específicas que enfrentam escassez de mão-de-obra no Canadá”.

Todos os candidatos que pensam em enviar seus pedidos a partir de 04 de maio devem consultar o Backgrounder (http://www.cic.gc.ca/english/department/media/backgrounders/2013/2013-04-18.asp#list). A página descreve algumas das medidas que podem ser tomadas agora para que o candidato se prepare e inclui a lista de profissões elegíveis e as organizações designadas para realizar avaliações de credenciais educacionais.

Veja abaixo a lista das ocupações elegíveis (com seu correspondente no Código Nacional de Classificação de Ocupação):

0211 gerentes de engenharia

1112 analistas financeiros e de investimento

2113 geocientistas e oceanógrafos

2131 engenheiros civis

2132 engenheiros mecânicos

2134 engenheiros químicos

2143 engenheiros de mineração

2144 engenheiros geológicos

2145 engenheiros de petróleo

2146 engenheiros aeroespaciais

2147 engenheiros de computador (exceto os engenheiros de software / designers)

2154 topógrafos / agrimensor

2174 programadores e desenvolvedores de mídia interativa

2243 técnicos de instrumentos industriais e mecânicos

2263 inspectores de saúde pública e ambiental e de saúde e segurança ocupacional

3141 fonoaudiólogos

3142 fisioterapeutas

3143 terapeutas ocupacionais

3211 técnicos de laboratório médico

3212 técnicos de laboratórios médicos e assistentes dos patologistas

3214 terapeutas respiratórios, perfusionistas clínicos e tecnólogos cardiopulmonares

3215 tecnólogos de radiação médica

3216 médicos ultrassonografistas

3217 técnicos e tecnólogos de cardiologia e diagnóstico eletrofisiológico


Fabiana Ferlin

 
Formada em jornalismo mas também perambulando por outras áreas da Comunicação, Fabiana Ferlin trocou há alguns anos a chuva de São Paulo pela chuva de Vancouver. Com o firme propósito de um dia conhecer os quatro cantos desse mundo redondo, a cada entrevista para o Terra Estrangeira Fabiana acrescenta novos lugares à sua já imensa lista de destinos imperdíveis. Aluna aplicada em história e geografia na época do colégio, sonha em visitar todos aqueles lugares longínquos e misteriosos que ilustravam as páginas da National Geographic e da enciclopédia Conhecer (entregou a idade agora, hein?). No Terra Estrangeira, Fabiana tem a difícil tarefa de tentar manter o foco do programa quando Dimitri e Julio começam a divagar sobre assuntos nerd que só eles entendem.